12
ago
08

Preparo do café expresso

O café expresso é preparado a partir do café torrado e moído e de água, sendo sua extração feita em máquinas apropriadas, nas quais a água aquecida passa rapidamente sob pressão pelo pó de café moído e vai diretamente para a xícara. O resultado final é um rico concentrado de intensos aromas e sabores, com um bom corpo e persistência no paladar, coberto por um denso creme cor de avelã, composto por óleos, açúcares e ar, cuja espessura deve ser de 3 a 4 mm.

A extração ideal do café expresso depende fundamentalmente da capacitação do operador. O termo barista é usado quando nos referimos aos profissionais especialistas em preparar o café expresso e outras bebidas à base de café.

– O café expresso utiliza um tipo de pó especial. A moagem é mais grossa que a dos cafés de coador e o ponto de torra é mais claro.
– Não se deve utilizar torra escura ou moagem fina, porque resultará num café de sabor desagradável, muito amargo. A moagem muito fina poderá entupir a passagem da água.
– O blend para café expresso também é especial e exige cafés de melhor qualidade. Certifique-se de que o seu fornecedor tenha tradição nesse tipo de café.
– O pó colocado no porta-filtro deve ser compactado corretamente. Se pouco compactado, o café não sai cremoso. Se muito compacto, o café demora a sair e fica muito concentrado. O ponto certo deve ser experimentado constantemente.
– O tempo de preparo do café expresso é de 25 a 30 segundos. O café que passa com menos de 20 segundos fica fraco e não cremoso. Por outro lado, com mais 30 segundos, o café fica amargo e muito forte.
– O ponto certo deve ser ajustado pela variação da moagem e da compactação, observando o tempo (de 25 a 30 segundos) e o nível de cremosidade.
– Quanto mais fresco o café, melhor a cremosidade da bebida. – Faça o teste do açúcar para saber se o expresso foi bem tirado. O açúcar deve passar devagar pelo creme do café.
– O café utilizado só serve uma única dose e não pode ser reaproveitado.
– Um café expresso bem tirado possui um creme cor-de-avelã, homogêneo e não se desfaz.

Eu vi no PaCafés

Anúncios

0 Responses to “Preparo do café expresso”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


adsense

Estatísticas

  • 19,035 hits

Atualizações Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

agosto 2008
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: